musica

Artes

Educação musical: como, quando, onde e por que?

Em todas as épocas e lugares a Música tem um grande espaço na vida, fazendo parte dos acontecimentos sociais mais importantes e dos momentos íntimos mais significativos.

Em todas as épocas e lugares a Música tem um grande espaço na vida, fazendo parte dos acontecimentos sociais mais importantes e dos momentos íntimos mais significativos. Por isso, sempre se filosofou sobre música e se classificou a disciplina como um dos pontos cardeais no antigo e tradicional sistema das artes liberais, espécie de matriz de currículos para a formação do homem racional. Sendo que na contemporaneidade enfoca-se a arte (música, teatro, artes plásticas, dança, etc.) como forma de conhecimento, podemos ver nisso um espírito de continuidade com essa tradição. 

Pretendemos aqui pôr em relevo as linhas de força que podem nortear o ensino da música hoje, em variados contextos, mas sobretudo pensando nas iniciativas educativas que as famílias e comunidades vêm empreendendo para próprio proveito e para reparar as deficiências do ensino disponível no Brasil de hoje — no âmbito formal, institucional, escolar — sem pretender abarcar outras formas de transmissão da música.

Meri Harakava

Educadora musical

Compartilhe:

Mais Artigos

IARM

A questão que talvez suscite maior interesse ao estudante de história da educação no início da Idade Média seja o caráter do

IARM

Aconselha-se, para bom uso desta seção, que o leitor proceda em três passos: memorize os versos, leia na ordem correta…

IARM

É inegável que o modo de vida sedentário da nossa civilização chegou até o processo educacional. O ser humano é constituído de

Conheça nossos cursos

Palestra ministrada por Padre Paulo Ricardo dentro de formação privada para pais de alunos do colégio Mater Puríssima.
Esta é a gravação de um dia inteiro de reunião de pais do Colégio Mater Purissima, que ocorreu no dia 03 de fevereiro, para visualização tardia de quem participou ou não pôde participar.