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Artes

O karatê-Dô e a aquisição de virtudes

É inegável que o modo de vida sedentário da nossa civilização chegou até o processo educacional. O ser humano é constituído de alma e corpo e, por isso, a educação não pode desconsiderar nenhum desses dois…

É inegável que o modo de vida sedentário da nossa civilização chegou até o processo educacional. O ser humano é constituído de alma e corpo e, por isso, a educação não pode desconsiderar nenhum desses dois aspectos. No mundo moderno, prezase uma formação intelectual, conceitual (na melhor das hipóteses), como se formássemos o ser humano somente com idéias ou conceitos abstratos; todavia, uma vez que não somos anjos, o problema de nossa corporalidade impõe-se ao educador: como levar em conta a educação da alma a partir da educação do corpo? 

A princípio, poderíamos pensar que basta qualquer atividade física para resolver o problema. Nesse sentido, aumentaríamos a carga de aulas de educação física e ginástica e os problemas da educação ligados ao corpo estariam resolvidos. Não se pode negar os benefícios que advém da prática esportiva. Por outro lado, se buscamos uma educação integral, é necessário que se desenvolva uma Arte que utilize tanto o corpo como a alma, porque o corpo domado refletese em uma alma domada, e vice-versa.

Jayme Dutra

Professor de História, Latim e KaratêDô no colégio Mater Purissima

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