Educação | Espiritualidade
A chave para uma concepção cristã dos estudos é compreender que a oração consiste de atenção. Rezar é orientar em direção a Deus toda a atenção de que a alma é capaz. A qualidade da atenção é parte significativa da qualidade da oração. As fortes emoções não são páreo para ela.
A parte mais elevada da atenção entra em contato com Deus somente quando a oração é intensa e pura o bastante para que este contato se estabeleça; porém, todos os nossos atos de atenção estão voltados para Deus.
É evidente que as tarefas escolares desenvolvem apenas um tipo inferior de atenção. Não obstante, são extremamente eficientes em aumentar o poder de concentração que estará disponível nos momentos de oração, com a condição de serem feitos sempre com tão-somente esse objetivo em mente.
Embora muitos ignorem este fato hoje em dia, o desenvolvimento da faculdade da atenção constitui o verdadeiro e praticamente único objetivo dos estudos. A maioria das tarefas escolares também traz em si algum objetivo intrínseco próprio, mas são sempre secundários. Todas as tarefas que realmente exigem o poder da atenção são interessantes pelas mesmas razões e praticamente em níveis semelhantes.
Escritora e Filósofa
Mais Artigos
IARM
IARM
IARM
Dúvidas?